sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ivonete Pereira

Ivonete Chiden Pereira nasceu em Viamão, RS a 21 de julho de 1950 e adotou canoas como seu município desde 1976.

Professora licenciada em Estudos Sociais pelo Centro Educacional LaSalle de Ensino Superior de Canoas, hoje Unilasalle.
Além das suas pesquisas participa de cursos, seminários, fóruns, exposições, palestras, simpósios, oficinas, todos relacionados à cultura e a educação, entre eles: Cursos de Extensão em História, Cultura e Política do RS, Seminário Internacional Brasil e América Latina Contemporânea, Seminários Internacionais de Reestruturação Curricular, Seminário do Patrimônio Cultural e Ambiental de Canoas, I Forum Estadual de Bibliotecas Escolares, Simpósio América Latina, I Forum Mundial de Educação em 2001 , III Forum Mundial de Educação 2004 e outros.
Participou de Círculo Canoense de Pesquisadores de História. Dirigiu a oficina pedagógica de Estudos Sociais no Centro de Estudos e Pesquisas da SMEC em 1998.
É membro do CPERS Sindicato desde 1975, foi representante dos Aposentados do 20º Núcleo. Fez parte do Conselho Curador da Fundação Cultural de Canoas, hoje intergrante da Associação Cultural de Canoas. Faz parte da Associação Canoense de Escritores (ACE) e da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública de Canoas (ABIP). Ativista do Projeto Arroio Araçá.
Por ter raízes nesta terra, dedica-se ao que gosta, à pesquisa da história do município, direcionada ao ensino fundamental.

Bibliografia
- Conhecendo Canoas. Didático – Canoas – Printpuc – 1ª ed. 1995;
- Conhecendo Canoas da Estância à Urbanização. Calábria – 7ªed. 2009;
- Agenda 2002 – Biblioteca Pública Municipal “João Palma da Silva”;
- I Coletânia de textos do Clube de Leitura – Canoas. 2007;
- II Coletânia do Clube de Leitura – Canoas. 2008;
- Contos e Crônicas – ACE(Associação Canoense de Escritores)–1ªed.2009;
- História de Nossos Prefeitos - Participação na pesquisa:– Série Documentos Vol. 8 – Hugo Simões Lagranha – Técnicópias – 2009.
“ Onde há cultura, há paz e, onde há paz, há cultura “

Nenhum comentário:

Postar um comentário