sexta-feira, 4 de junho de 2010

Marina Lima Leal


Marina Lima Leal

Natural de Montenegro onde concluiu o Curso Normal e iniciou sua carreira como professora em uma Escola Rural Multisseriada; também lecionou em curso noturno de educação para jovens e adultos, o antigo supletivo, séries iniciais.
Na sua cidade natal iniciou sua militância no Grêmio Estudantil do Colégio São José e na União Montenegrina de Estudantes (UMES), sendo sua vice-presidente na gestão 1962/63; participou também da Juventude Estudantil Católica (JEC), da qual foi dirigente.
Bolsista na cidade de Santa Fé, na República Argentina, participou naquele país, de diversos cursos e seminários na área da Educação e da Saúde.
Em 1967, mudou-se para Canoas, mas já lecionava aqui, desde 1965, quando iniciou sua carreira como professora estadual. Adotou a cidade como sua e aqui reside até hoje.
Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Ciências Sociais e pós-graduada em Ecologia Humana pela UNISINOS; participou e vem participando de inúmeros Congressos, Seminários e Cursos, especialmente na área da Educação.
É socióloga e professora, iniciando sua carreira no Magistério Público Estadual em 1965 na EE Fátima, em Canoas, trabalhando, ainda, nas Escolas: Protásio Diogo de Jesus, Germano Witrock, André Leão Puente e Colégio Marechal Rondon, lecionando desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio. Atuou também no Ensino Particular durante 17 anos, quando foi professora no Colégio Maria Auxiliadora, onde lecionou no Ensino Fundamental e no Curso Normal. Foi Secretária Municipal de Educação de Canoas nos anos de 1986 e 1987 e Coordenadora Regional de Educação da 27a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) durante o período de 1999 a 2002.
Tem tido destacada atuação na sua Entidade de Classe - o CPERS/Sindicato, tendo participado de diversas diretorias e exercido a função de diretora do 20o Núcleo na gestão 1993/96; representante de base da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); membro do Conselho Geral do CPERS/SIND e, atualmente, representa a Entidade no Conselho Deliberativo do IPE e no Conselho Municipal de educação.
Após a aposentadoria começou a escrever com o objetivo de resgatar experiências e lutas de sua categoria, das quais participou.
É autora de diversos artigos e crônicas sobre temas relacionados à Educação, a Questão Ambiental, a Luta das Mulheres e do Magistério Estadual, publicados na imprensa local. Possui três livros editados: a) “Construindo a Escola Democrática e Popular”,seu primeiro livro, publicado em 2004, se constitui num resgate da experiência vivida com sua equipe na 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); b) “20º Núcleo do CPERS/Sindicato – 25 anos de luta”, editado em 2005 e trata da trajetória de luta do magistério estadual e dos funcionários de escola e c)“A Gestão Democrática da Escola Pública”- publicado em 2008, registra a história da conquista da Eleição de Diretores e dos Conselhos Escolares nas redes estadual e municipal. Tem participado de diversas Feiras do Livro nos municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Imbé, Porto Alegre e Tramandaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário