Escritor e ilustrador, mestre em Comunicação e Semiótica, professor de Ciência da Comunicação, História da Arte e Artes. Em 2004, lançou o Livro dos Labirintos - uma coletânea de contos fantásticos, inspirados na obra de Franz Kafka, Jorge Luis Borges e outros autores.
Pela Paulinas publicou os seguintes títulos:
* Ovelhas e Lobos;
* Beleléu (PNLD/2004);
* O seu lugar (PNLD/2006);
* Um mundo melhor;
* Beleléu e os números;
* Beleléu e as cores.
Kalunga
Kalunga é poeta, contista, animador cultural, compositor, oficineiro e palestrante. Seu nome é Carlos Heráclito Mello Neves. Participa, entre outros projetos, do Autor Presente, do Instituto Estadual do Livro, Adote Um Escritor e Fome de Ler, ambos da Câmara Riograndense do Livro. O escritor participou de Feiras de Livros e atividades culturais em mais de 200 cidades gaúchas e outras tantas pelo Brasil. Possui 14 livros publicados para o público infantil e infanto-juvenil, pelas editoras Maneco, Miguilin, Mercado Aberto, Vozes, Paulinas e FTD. Gravou três CDs para o público infantil - Canção do Amiguinho, Kalunga Criança - Vol.I e Kalunga Criança Vol. II. Teve muitos dos seus livros adaptados para o teatro. Ministra oficina sobre técnicas para falar melhor e aprimorar a comunicação.
Entre suas publicações estão:
* Que amor de bruxinha
* O primeiro namorado
* Raimundo perdido no mundo
* O sapo inglês e a sapa espanhola
* A bengala mágica da tia Zuraide
Julio Emilio Braz
Julio Emilio Braz é considerado um autodidata, aprendendo as coisas com extrema facilidade. Adquiriu o hábito de leitura aos seis anos.Iniciou sua carreira como escritor de roteiros para histórias em quadrinhos, publicadas no Brasil,Portugal, Bélgica, França, Cuba e EUA. Já publicou mais de cem títulos. Em 1988 recebeu o Prêmio Jabuti pela publicação de seu primeiro livro infanto-juvenil: SAGUAIRU. Em 1990 escreveu roteiros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo, e algumas mininovelasb para a televisão do Paraguai. Em 1997 ganhou o Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do livro Crianças na Escuridão (Kinder im Dulkern) e o Blue Cobra Award, no Swiss Institute for Children’s Book.
Algumas obras do autor são:
* Os dedos
* Minhas férias
* Causos de Pedro Malasartes
* A história azul
* Coppélia
Ignácio de Loyola Brandão
Ignácio de Loyola Lopes Brandão nasceu em Araraquara - SP. É contista, romancista e jornalista brasileiro. Sua carreira começou em 1965 com o lançamento de Depois do Sol, livro de contos no qual já se mostrava um observador curioso da vida na cidade grande, bem como de seus personagens. Trabalhou como editor da Revista Planeta entre 1972 e 1976. Dono de um "realismo feroz", segundo o escritor Antonio Candido, seu romance Zero foi publicado inicialmente em tradução italiana. Quando saiu no Brasil, em 1975, foi proibido pela censura, que só o liberou em 1979, após o relançamento no Brasil do romance “Zero”, o escritor participa de inúmeros encontros com seus leitores, debatendo sua obra e a situação do país. Lança o romance “Dentes ao sol”, o livro de contos “Cadeiras proibidas” e, em 1977, o infanto-juvenil “Cães danados”. Escreve, ainda o livro-reportagem “Cuba de Fidel: viagem à ilha proibida”.A carreira de Ignácio de Loyola ainda abrange seus textos como cronista e dramaturgo. Em 2000, recebe o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro de Contos” por “O homem que odiava a segunda-feira”. Em 2006 publica “A Altura e a Largura do Nada”, um romance com uma estrutura desconcertante.
Algumas obras do autor:
Contos:
* Pega ele, Silêncio, Símbolo, 1976.
* Cabeças de segunda-feira, Codecri, 1983.
* O homem do furo na mão, Ática, 1987.
* O homem que odiava segunda-feira, Global, 1999.
Romances:
*Bebel que a cidade comeu, Brasiliense, 1968.
*Não verás país nenhum, Codecri, 1981.
*O beijo não vem da boca, Global, 1985.
*O ganhador, Glogal, 1987.
*O anjo do adeus, Global, 1995.
Marcelo Carneiro da Cunha
Nascido em Porto Alegre, viveu em São Francisco de Paula e Caxias do Sul, voltando a residir em Porto Alegre durante os estudos universitários. Formou-se em Jornalismo e publicou seu primeiro livro, Noites do Bonfim, em 1987. Tem varios livros publicados, dois curta-metragens e dois longa-metragens produzidos a partir de argumentos originais ou livros seus. Na imprensa, é colunista do Terra Magazine e MPost. Vive em São Paulo.
Alguns livros:
*2012: Primeira Vez e Muitas Vacas;
*2010: Super (novela, Ed. Record);
*2008: Depois do Sexo (romance, Ed. Record);
*2004: Duda 3, a Ressurreição (novela, Ed. Projeto);
*2002: Ímpar (novela, Ed. Projeto);*2000: Antes que o Mundo Acabe (novela, Ed. Projeto);
*1996: Insônia (novela, Ed. Projeto);
*1994: Duda 2, a Missão (novela, Ed. Projeto);
*1992: Codinome Duda (novela, Ed. Projeto).
Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista, é autor de mais cem livros para crianças e jovens. Ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti com os livros Alguma coisa (FTD), Maria Gomes (Scipione), Dezenove poemas desengonçados (Ática) e A outra enciclopédia canina (Companhia das Letrinhas) o APCA e outros. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Pesquisador na área de cultura popular. Professor convidado em cursos de especialização em Arte-Educação e Literatura. Tem dado palestras e escrito artigos, publicados em livros e revistas, abordando problemas do uso da literatura de ficção na escola.
Alguns de livros:
* Um homem no sótão (Ática);
* Ninguém sabe o que é um poema (Ática);
* Trezentos parafusos a menos (Companhia das Letrinhas);
* O leão Adamastor (Saraiva);
* Lúcio vira bicho (Companhia das Letras);
* Chega de saudade (Moderna);
* A hora do cachorro louco (Ática);
* Aula de carnaval e outros poemas (Ática);
* Dezenove poemas desengonçados (Ática);
* Meu nome é cachorro (Ediouro), 1999;
* No meio da noite escura tem um pé de maravilha! (Ática Editora, 2002).
Professora do Ensino Fundamental e de Literatura, escritora e contadora de histórias. Tem ministrado cursos e workshops na Argentina, Brasil e Espanha. Publicou mais de cinqüenta livros para crianças e contos e poemas em antologias de muitos editores. Muitos de seus trabalhos foram traduzidos em português e italiano. Também participou, representando a Argentina, em vários encontros e festivais no Brasil e na Espanha.
Algumas obras da autora:
* O Casamento no mar.
* Um Rei Que Não Sabia Sorrir.
* As Formigas do Brasil .
* Histórias das Terras Daqui e de Lá.
* Ambrosio En El Antiguo Egipto.
Ninfa Parreiras nasceu em Itaúna, Minas Gerais, e mora no Rio de Janeiro há mais de 15 anos. Autora de obras da literatura infantil. Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo – USP (2006), com a pesquisa: “A Psicanálise do Brinquedo na Literatura para Crianças”. Graduou-se em Letras (1988) e em Psicologia (1997), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) – Rio de Janeiro. É Membro Psicanalista da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle, Rio de Janeiro. Trabalha em duas áreas diferentes, marcadas pela presença da palavra e da subjetividade – a Literatura e a Psicanálise; como especialista na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), desde 1987, e professora na Estação das Letras, RJ (desde 2003) e como psicanalista, numa clínica de atendimentos a crianças e adultos. É membro da Letra Falante, grupo de pesquisa em literatura infantil.
Obra escrita:
* O Brinquedo na Literatura Infantil;
* Com a maré e o sonho;
* A velha dos cocos;
* Um mar de gente;
* Coisas que chegam, coisas que partem;
* Um teto de céu e O morro encantado.
Allan Sieber
Allan Sieber, nascido em Porto Alegre, é roteirista, autor de quadrinhos, cartunista e diretor de animação. Desde 1999, mantém a Toscographics Desenhos Animados, estúdio sediado no Rio de Janeiro.
Algumas obras do autor:
* Ninguém Me Convidou (em parceria com Jouralbo Sieber) , Conrad Editora, 2010;
* É Tudo Mais ou Menos Verdade, Editora Desiderata, 2009;
* Mais Preto no Branco, Editora Desiderata, 2007;
* Assim Rasteja a Humanidade, Editora Desiderata, 2006;
* Sem comentários, Editora Casa XXI, 2005;
* Vida de Estagiário, Conrad Editora, 2005;
* Preto no Branco, Conrad Editora, 2004;
* As Últimas Palavras, Edições Tonto, 2000;
* As Piadas Vagabundas do Steven, Edições Tonto, 1997.
André Neves
André Neves nasceu em Recife e mora em Porto Alegre, onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. É arte-educador e promove palestras e oficinas sobre Literatura Infantil e Juvenil. Participou do curso de ilustração para infância em Sarmede, na Itália. Em 2002, seu trabalho como ilustrador do livro “Sebastiana e Severina” foi selecionado para a mostra itinerante “XX Mostra Internazionale d’ Illustrazione per I’infanzia Stepan Zavrel” na Itália, onde percorreu várias cidades para colorir os olhos de muitas crianças. Pelos seus trabalhos, foi agraciado pela FNILJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil com o Prêmio Luis Jardim (Melhor Livro de Imagem) e recebeu menções de “Altamente Recomendável”.
É autor e ilustrador dos livros infantis:
* Caligrafia e Dona Sofia;
* Colecionador de Pedras;
* O enigma das caixas;
* Menino chuva na rua do sol;
* O ovo e vovô;
* Vira, vira, vira lobisomem;
* Maria Peçonha;
* Sebastiana e Severina”,
Daniel Munduruku
Graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia e é doutorando em Educação na Universidade de São Paulo. Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República. Diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual - INBRAPI. Pesquisador do CNPq. É conhecido nacional e internacionalmente, pois vários de seus livros receberam prêmios no Brasil e no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário