Começa a ser definida a programação da 27ª edição da Feira do Livro de Canoas 2011
A Feira do Livro de Canoas é um evento tradicional já na sua 27ª edição. Ela ocorrerá de 04 a 19 de junho, na Praça da Bandeira e no Calçadão de Canoas. O tema deste ano será o escritor Moacyr Scliar, e a cidade homenageada será Gramado. Além dos encontros com escritores, haverá discussões literárias, palestras, atividades artísticas como: shows musicais, teatros, saraus, danças, filmes e HQs. Contaremos com a parceria do SESI - Ônibus Biblioteca, SENAC - Carreta da Informática, SESC - Espaço Infantil, entre outras. Endereços: "Auditório Moacyr Scliar" - Praça da Bandeira em frente à Igreja Matriz São Luis Gonzaga, rua Cônego José Leão Hartmann com a Cel. Vicente e Calçadão, rua Tiradentes, Centro de Canoas.
Entrada Franca.
Contato: Secretaria de Cultura, rua Ipiranga, 105- Centro, Canoas
Telefone: 34784449
e-mail: feiradolivrocanoas@gmail.com
Parabéns à Prefeitura e aos organizadores!!
ResponderExcluirA cada ano a Feria do Livro de Canoas ganha mais espaço na cena cultural do Estado.
Vocês poderiam criar um perfil no Facebook com link para a programação geral? Assim a gente ajuda na difusão. Obrigada!
Nossa escola desde já agradece por tantos momentos com escritores iremos participar. É uma atividade mto importante na formação de leitores, quando colocamos o aluno e o livro lido em contato com o autor. Tenho certeza q eles vão adorar este passeio cultural Abraços.
ResponderExcluirProf Mabel.
Sábado,na 27ª Feira do Livro de Canoas ocorreu o Encontro das Casas de Poetas do Brasil com a confraternização dos representantes das cidades de Rosario do Sul,Santa Maria,Camaquã, Sapucaia do Sul e Porto Alegre.Após o Sarau houve a doação de livros para as Bibliotecas Nelson Fachenelli, Cecília Meireles e Simões Lopes Neto pela representante do Proyeto Sur/ Brasil,Claudia Gonçalves.Em seguida houve a abertura oficial da Feira pelo Prefeito Jairo Jorge que coloca Canoas como exemplo a ser seguido.Parabéns aos organizadores da Feira.
ResponderExcluirMari Regina Rigo
CRÔNICA de Ialmar Pio Schneider
ResponderExcluir. Lá pelos idos do ano de 1967, quando cheguei em Canoas, recordo-me, ainda que vagamente, de duas bancas instaladas na praça da Emancipação em frente ao prédio dos Correios e Telégrafos, vendendo livros de literatura em geral. Como naquele tempo até hoje, a poesia fizesse parte de minha vida, adquiri, entre outros, três volumes de uma coleção que se chamava Panorama da Poesia Brasileira, ou seja, o Romantismo, o Parnasianismo e o Pré-Modernismo, apresentada por autores de renome quais Edgard Cavalheiro, Péricles Eugênio da Silva Ramos e Fernando Góes. Mas o que mais me tocou sentimentalmente, por motivos de foro íntimo, foi um opúsculo de poesias românticas de Paul Géraldy, intitulado Eu e Você, traduzido por Guilherme de Almeida, cujo dístico inicial em francês diz: “Si tu m’aimais, et si je t’aimais, / comme je t’amerais!”, ou seja, “Se tu me amasses, e se eu te amasse, / como eu te amaria !” Desculpem-me a tradução literal, apesar do trocadilho italiano traduttori traditori (tradutor traidor).
Mais tarde comporia um Soneto à Canoas, com os seguintes versos: Altaneira cidade do progresso / rumo ao destino imenso te projetas; / das indústrias, fenomenal complexo, / exemplo de trabalho em tuas metas ! // E irás rompendo curvas pelas retas / do amanhã promissor e do sucesso, / a fim de proclamarem os poetas / que em teu avanço não terás regresso... //
Jovem ainda, contas com o vigor / de teus filhos natos e adotivos, / cada qual dedicado ao seu labor / para te verem mais engrandecida / em teus empreendimentos e atrativos; / e onde transcorra normalmente a vida.
Foi composto e publicado em 1982 e consta do meu livro Poesias Esparsas Reunidas.
Desejo uma ótima Feira do Livro neste ano e meus parabéns a todos os participantes e leitores.
Clique em
http://ialmarpioschneider.blogspot.com/
http://ialmar.pio.schneider.zip.net/
http://ial123.blog.terra.com.br/
http://www.sonetos.com.br/preferidos.php
O trabalho de pesquisa de Nelsi Urnau sobre os escritores canoenses nos deixou orgulhosos por saber da existência dos mesmos.Ficou evidente o reconhecimento dela e da Patrona da Feira, Neida Rocha em mostrar na Oficina de Literatura para Professores, as obras dos escritores e seus diversos Gêneros: Crônicas, Contos e Poemas destacando a Literatura Infantil.Algumas escolas deram seu depoimento sobre a leitura que fazem com os respectivos escritores e seus livros.Este exemplo poderia se multiplicar com a visita dos escritores nas escolas.Façam sua solicitação aos orgãos competentes e incentivem o hábito de ler.
ResponderExcluirParabenizamos a Prefeitura pela belíssima Feira e estaremos prestigiando o lançamento de "Assim Nasce um Escritor" de Vanildo R Schavinski, dia 02 as 15hs no Café Literário.
ResponderExcluir